quinta-feira, 25 de setembro de 2014

26 fatos sobre viver nos EUA (especificamente em Meadville)

Eu sei que você tá morrendo de curiosidade pra saber como é morar aqui e ficar rodeado por esses americanos todos. Então, eu vou ser boazinha e contar tudo (tudo que eu aprendi na minha 'loooooonga' estadia aqui hahahaha)


1 - Todo mundo aqui é muito educado (aparentemente). Pra tudo pedem licença (excuse me) e desculpa (sorry). Todo o tempo! Pra tudo! Até se alguém pisa no seu pé, você pede desculpa o0 Estanho, mas é assim mesmo.




2 - Algumas privadas têm descarga automática. Resultado: mini ataque cardíaco toda vez que você faz xixi.


É essa a sensação... Sem exageros!




3 - Eles realmente respeitam a faixa de trânsito. Todos param para os estudantes da Allegheny passar. Às vezes, eu nem cheguei na faixa ainda e o carro já parou À DISTÂNCIA para eu passar.

Parando o trânsito todo o dia, like a boss =P

4 - "De onde você é?" "Sou do Brasil!" "Ah, vc é de São Paulo/Rio de Janeiro?" "Você já foi na Amazônia? Sou doida pra ir lá" 



5 - Homework. Muitos homeworks (= tarefas de casa). Aparentemente, eu tenho todas as horas do dia reservadas para isso e nada mais.



6 - Ser pontual é essencial aqui. Imaginem meu sofrimento... Imaginem minha correria...

Todo compromisso é uma vitória... Ou não! hehe

7 - Aqui só pode beber com mais de 21 anos de idade, então os alcoólatras de plantão tem que mandar fazer carteira de identificação falsificada. Ah, aquelas cenas de filme são reais. Toda noite eu escuto a sirene da polícia correndo atrás de bêbo nas 'house parties' (festas em casa). Há boatos de pessoas que estavam indo para festa e tinha gente correndo na direção contrária falando que tinha acabado porque a polícia tinha chegado. Pela calmaria da cidade, imagino que não haja muitos incidentes por aqui. Esse é praticamente o único dever dos 'cops' (policiais) kkkkkkkkkkkk (rindo muito... rindo horrores..)



8 - Descobrir que você nunca tem dinheiro suficiente pra viajar para todos os lugares que você queria conhecer.


9 - Ler assuntos antes da aula. Desculpe, professor, mas não vou ler as 200 páginas que você quer que eu leia para amanhã ;)


10 - Querer converter tudo de $ para R$. Rhyca ~só que não~ 



11 - Pronunciar palavras de forma muito tosca ou até mesmo inventar palavras. 

Não tente fazer isso em casa. Nem sempre dá certo rsrs

12 - Ficar chocada com a quantidade de comida que as pessoas comem. O tamanho ‘pequeno’ das bebidas aqui é o que considero grande no Brasil. Sério, minha sorte é que não tô gostando muito pq se não teria que me submeter a uma bariátrica na volta ao Brasil, tamanho seria o estrago. Há boatos de pessoas que saem da mesa com 5 pratos o0

"O que é aquilo?"
"É um boi? É um cavalo? É uma baleia?"
"Não. É apenas um universitário da Allegheny com plano de alimentação completo grátis" --'

13 - Falando em bebida: tudo tem refil. O garçom mal espera você terminar e já troca o copo. Sempre servem água com canudinho e gelo (de graça), sem você nem pedir. Acho lindo!



14 - Descobrir que comida americana não é tão boa assim. Ou é apimentada ou  é doce. Não existe muito tempero aqui, pelo visto o0



15 - Pensar em inglês, sem querer. Ou falar em português, sem querer. (Vou pirar)



16 - Sentir constantemente a necessidade de quebrar os estereótipos do brasileiro. "Não, eu não ando pelada na rua." "Não, não temos macacos correndo nas ruas. Muito menos índios." "Não, eu nunca fui assaltada no Brasil."
Até agora não fui ofendida por ninguém... Se alguém pensou alguma besteira, não teve coragem de falar em voz alta hahahaha Mas sinto essa vontade constante de mostrar que o Brasil não é o que a Globo mostra --' 



17 - Americanos não sabem dançar. Mas eles não sabem disso, então sssshhhhhh




18 - Alguns jovens parecem que nunca viram bebida na vida e saem gritando igual a American Pie hahaha É hilário!


19 - As pessoas perguntam se podem abraçar você antes mesmo de te abraçar. Pra que perguntar? Claro que sim. Só me abraça, poxa. "Me ama. Me ama."



20 - As pessoas tem um ou dois sobrenomes e acham o nome dos brasileiros enormes. Eles realmente usam o sobrenome. "Olá, Sra. Farias de Brito"


21 - Você tem que dar gorjeta... E ela tem que ser maior que 18%. Nem sei se é obrigatório, mas todo mundo dá e se você não der eles acham ruim.


22 - Moedas, moedas e mais moedas. Cansada de contar moeda. A de 'one cent' ($0.01) é maior que a de 'onde dime' ($0.10)... Vai entender!? o0

Troco em moedas? --'


23 - Eles colocam gelo em tudo. Em tudo! Não importa se tá quente ou frio --'



24 - Eles usam milhas, milhas por hora (m.p.h.) e pounds. Nunca sei quanto é na verdade. 

"Em quilos, por favor"

25 - O calor daqui é o frio de João Pessoa. Imagino o inverno... Só imagino. Só lamento.



26 - Você tá usando o Skype e a chamada cai. Ou então, a imagem fica toda embaçada. 






Té já!
Nathy 




terça-feira, 23 de setembro de 2014

Música, comida e compras - O que rolou no fim de semana

Todo mundo tá cansado de saber que eu sou uma pessoa não muito 'rural' e que prefiro mil vezes uma cidade grande... Pois é, Meadville é tão pequena, que João Pessoa pra mim virou sinônimo de São Paulo kkkkkkk Chega uma hora que cansa e você tem que sair ou pira (pira mesmo).
O meu campus tem tudo (tudo mesmo), então eu não tem nem pra que ir à cidade propriamente dita quiçá ir em outra cidade. Mas a oportunidade surgiu e eu me agarrei a ela como Rose se agarrou àquele pedaço de madeira após o Titanic afundar.
Bem, como eu ia dizendo, o campus tem tuuuuuuudo que eu preciso e todo mundo é tão simpático e atencioso que eu não saio daqui. Eu e minhas roomates temos altas teorias de conspiração e ideias malucas sobre isso haha (Alcatraz, Once Upon a Time, magia, encanto de aprisionamento e por aí vai kkkk)
À convite de Nahla, decidimos alugar um carro e fazer um bate-e-volta à Kent, no estado ao lado (Ohio), para aproveitar o festival de música local que estava rolando durante o dia todo. O amigo dela ia tocar lá e a gente ia aproveitar pra conhecer a cidade e curtir uma boa música (Mentira, pura desculpa. Eu só queria sair da cidade) 

Entendedores entenderão





Foto linda tirada por Nahla *-*

Olha a felicidade estampada na cara da pessoa, só porque vai sair da cidade por uma noite kkkk

O festival acontece desde 1966 e começou só com bandas de folk, mas hoje tem de tudo: rock, country, bluegrass, blues, jazz, folk, indie, etc. Muitos bares e restaurantes da cidade abrem as portas para artistas locais, sem cobrar entrada e a cidade fica cheia de estudantes, casais e turistas que querem ouvir boa música e se divertir.


Mapa dos shows do festival

Chegamos lá no início da noite e deu tempo de ver um pouco da cidade, comer no Jimmy John's.


Devo dizer que Kent me cativou. A cidade tem um clima bem despojado e alternativo... E não é só por causa do festival, pois um morador de lá falou que era sempre assim. A universidade estadual também fica lá e, por ter curso de 'graduation', tem muito mais gente da minha idade. Tá... Eu sei que sou nova, mas aqui em Meadville a média dos universitários é de 19 anos, então fica difícil não se sentir a 'titia' ou 'irmã mais velha' kkkkk 

"I'm your biggest fan I'll follow you until you love me
Papa-paparazzi"  (GAGA, L.)

"Ai que lindo lindooo"
Leo sendo lindo e me achando engraçada haha 


Uma daquelas 'estátuas' vivas que quando você põe dinheiro na caixinha ela canta... E cantava bem viu?! Curti :)




BFF

Salah, intercambista da Allegheny que veio do Iêmen. Também conhecido por não curtir Beyoncé. Momentos de tensão no carro após discussão acalourada de porque Queen B é a melhor desde sempre e pra sempre. "Druuuunk in loooooove" baby *-*



E deu tempo da gente assistir 4 bandas:

1- Dan Sochan (em frente ao Kent Natural Foods Co-Op): Ele é amigo de Nahla, a marroquina que faz intercâmbio comigo, e canta muuuuuuito bem. Adorei! Ele também cantou algumas músicas de sua autoria. 



Um amigo dele, pseudo John Mayer (muito pseudo mesmo), também cantou um pouco.


2- Bar Stone Tavern: Nem me pergunte o nome da banda pq eu não curti muito o cenário do lugar (medo) e pedi logo pra sair de lá hahaha 






3- Johnny and the Aplle Stompers (no Acorn Alley Plaza): Banda de bluegrass. Eu adoreeeei! Leo odiou na mesma intensidade que eu amei o estilo da banda =P Mas eu tenho que admitir que sou 'caipira' nesse aspecto. Sentei na grama e curti a música e os casais de velhinhos dançando (A COISA MAIS FOFA DO MUNDO)




'Bluegrass' merece que nos sentemos no 'grass' (= grama)



4- The Speedbumps (no Bar 145º): A banda favorita da noite. Simplesmente incrível. O timbre da voz do vocalista era daqueles que você escuta o dia todo e não se cansa. Lembrava um pouco John Mayer, mas aí já vão dizer que é exagero e babação, mas só pra constar... hehe A banda de indie folk groove faz jus ao seu nome (speed bump = redutor de velocidade, lombada) e faz você parar no tempo e curtir o momento, o amor, trazendo muita paz e serenidade. Que som rivotrilzante... Opss, tranquilizante kkk Adorei adorei adorei! Tô viciada nas músicas deles desde sexta e essa aqui é minha favorita:



Em homenagem a mainha (pq eu sei que ela vai reclamar e mandar eu traduzir), aqui vai a letra traduzida. Então, aumenta o som e dança comigo *-*

"You’re all that I want, but all that I’m not
(Você é tudo que eu quero, mas tudo que eu não sou)

Ya it’s true

(É, é verdade)

I know that I’m not anything you want

(Eu sei que eu não sou tudo o que você queria)
But I know that you want me too

(Mas eu sei que você me quer também)

I love the snow, you love the sun
(Eu amo a neve, você ama o sol)

I’m a mountain man, you’re a beach bum

(Eu gosto de montanhas; você, da praia)

I wanna walk baby, why do you run?

(Eu quero caminhar, baby, por que você corre?)


Well I don’t know, cuz we’re left and right
(Bom, eu não sei, porque parece que somos 'esquerda' e 'direita')

We’re day and night

(Somos o 'dia' e a 'noite')

You hate to talk and I love to fight

(Você odeia falar e eu amo brigar)
But when the sun lays down for bed

(Mas quando o sol se põe para dormirmos)

Next to me is where you lay your head
(Ao meu lado é onde você repousa sua cabeça)



And I’m love, I’m in love
(E eu estou apaixonado, estou apaixonado)
Ooh Baby Baby, I’m in love
(Ooh baby baby, estou apaixonado)

And I know I don’t need nothing else

(E eu não preciso de mais nada)
Oh cuz you, you are enough

(Oh porque você, você é suficiente)"



Não tem como ser mais fofo que isso...





No dia seguinte (sábado), fomos a Pittsburgh, numa excursão organizada pela Allegheny. 




Passamos metade da tarde numa rua bem famosa (Pittsburgh Strip District) que tem restaurantes e mercados de várias partes do mundo. 

Então decidimos colocar o estômago à prova e comer comida vietnamita, no Vietnam's Pho. Eu não me aventurei muito e pedi 'Bun Tom Nuong', um prato com camarão, salada e macarrão (pra mim, aquilo é 'cabelo de anjo'; pra eles, é 'vermicelli'). Ah, e provei também o molho 'hoisin'... Achei gostoso :)



Depois disso, passamos o resto da tarde num shopping perto da cidade. Aproveitei para comprar botas e uns acessórios de frio. Sim, eu tô com medo do inverno, mas isso já é assunto para outro post.





Té já!
Nathy